Literacy - Um dos pilares do Programa Maple Bear

Literacy - um dos pilares do Programa Maple Bear

 

O PISA – Programa Internacional para Avaliação de Estudantes – é um estudo trienal independente realizado pela OECD, Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento, (Organisation for Economic Co-operation and Development), com o objetivo de avaliar os sistemas educacionais em países ao redor do mundo. Para isso, mais de meio milhão de estudantes com 15 anos de idade tiveram suas habilidades e conhecimentos avaliados nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências.

 

O Canadá foi destaque nessa avaliação aparecendo em primeiro lugar entre os países de Língua Inglesa.

 

Esse resultado demonstra o grande compromisso em pesquisa e boas práticas de educação. O professor David Booth, do Ontario Institute for Studies in Education da Universidade de Toronto disse para a BBC que um dos pontos fortes do país é a base sólida em linguagem (Literacy).

 

O programa da Maple Bear acompanha esses avanços e também se fortalece no componente de linguagem que abrange as áreas de leitura, escrita, fala, visualização e representação. Em nossa rotina escolar os alunos realizam diversas atividades para fortalecer essas áreas. Eles aprendem a ler e interpretar o texto além de desenvolver um amor pela leitura, assim ganham confiança e podem se tornar aprendizes para a vida toda. A escrita é um processo que está em contínuo desenvolvimento, os alunos são acompanhados e orientados a progredir nesse processo. Na linguagem oral os alunos realizam atividades em grupos em que são incentivados a se expressar e a ouvir com atenção. Visualizar e representar significa aprender as técnicas e convenções da linguagem visual para assim se tornarem mais conscientes, críticos e apreciadores da comunicação visual.

 

Ao longo das Unidades de trabalho e de acordo com os objetivos de cada segmento os pais podem acompanhar e estender algumas dessas atividades em casa.