UNICEF APRESENTA O U-REPORT, UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE JOVENS E AUTORIDADES

U-Report é um programa de participação de adolescentes e jovens que usa SMS, Facebook e Twitter para reivindicar por seus direitos e fortalecer a sua voz. Jovens entre 15 e 25 anos podem se cadastrar na plataforma U-Report, uma iniciativa global do UNICEF. Os jovens participam de enquetes com o intuito de melhorar as suas comunidades e influenciar as políticas públicas.

Foto: Divulgação

U-Report é uma tecnologia que permite a participação de adolescentes e jovens em consultas sobre temas de seus interesses, por meio de enquetes, via SMS e rede sociais. A ferramenta, desenvolvida pelo escritório de inovação UNICEF do Quênia, hoje, está presente em mais de 15 países e gera dados estatísticos que são levados para autoridades, mostrando a voz dos jovens sobre assuntos como bullying, qualidade da educação, HIV, racismo etc.  

O U-Report funciona por meio de SMS, Twitter e Facebook. Em todos os formatos, as/os participantes (adolescentes e jovens de 15 a 25 anos) se engajam voluntariamente, respondendo enquetes e criando fluxos de perguntas e respostas sobre temas de seu interesse.

Como funciona?

O U-Report é um sistema 100% gratuito, opcional e funciona de três maneiras: via SMS, Twitter ou Facebook.

Por SMS, basta enviar “Entrei” para o número 28428. No Twitter, é só seguir a conta @ureportbrasil. No Facebook, basta mandar uma mensagem por “inbox” e clicar em “get started”. Em todos os casos, os sistema é ativado e o novo “U-Reporter” recebe a primeira enquete para cadastro.

“O UNICEF deseja dar voz aos adolescentes do Brasil sobre temas ligados a políticas públicas que serão levados para autoridades (ministros, deputados, etc) na tentativa de influenciar a agenda pública com a participação dos adolescentes no processo. Os temas e mensagens são definidos por um Conselho Jovem com representação de diferentes regiões e redes do país”, conta Maria Adrião, consultora do UNICEF no Brasil .

A voz dos adolescentes do Brasil sobre temas ligados a políticas públicas será levada para autoridades (ministros, deputados, etc). Por isso, o UNICEF está testando essa nova plataforma de consulta rápida a adolescentes, o U-Report.

Foto: BRZ/UNICEF/Rayssa Coe

O UNICEF não endossa marca ou produto. Maple Bear apoia o UNICEF por meio da iniciativa Maple Bear Hug Project.