SEUS FILHOS APRENDEM AQUI E LEVAM PRA VIDA TODA.

Canadá, superpotência em Educação

O QUE FAZ DO CANADÁ UMA SUPERPOTÊNCIA EM EDUCAÇÃO?

SÃO DIVERSOS FATORES

Mais uma vez o desempenho Canadense foi destaque positivo no PISA.

Realizado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) é um estudo realizado em mais de 70 países com o objetivo de analisar a qualidade do ensino. Trata-se de uma das mais respeitadas e abrangentes avaliações do planeta nessa área, e que posiciona, de forma independente, o Canadá como líder entre os países de língua inglesa.

Quando analisado em detalhes, os resultados regionais do Canadá são ainda mais impressionantes. Se as províncias se inscrevessem no teste como países independentes, três delas estariam entre os cinco primeiros lugares em ciências, um desempenho impressionante. Mas, afinal, o que faz do Canadá uma superpotência em educação? De acordo com a OCDE, isso se deve a vários fatores.

O aspecto do multiculturalismo e da inclusão, por exemplo, são características que contribuem muito para esse sucesso. Mesmo com uma população heterogênea em termos culturais e étnicos, e com o ingresso de mais de 300.000 imigrantes que chegam anualmente ao país por meio dos diversos programas oficiais, o Canadá é bem-sucedido em construir um modelo que promove o entendimento, a colaboração e o respeito entre todos os indivíduos. Adicionalmente, o investimento consistente no corpo docente e na formação de professores é considerado pedra fundamental de todo o sistema, garantindo não somente um nível elevado dos professores, mas uma disseminação homogênea do ensino em todo o amplo território do país.

Por fim, destaca-se no Canadá uma abordagem focada no “aprender a aprender”, em lugar da simples transferência de informação, que rapidamente pode se tornar desatualizada ou irrelevante. O objetivo, sempre, é o de formar cidadãos preparados não somente para atuarem em um mundo de transformações rápidas e frequentes, mas para serem membros atuantes, líderes em suas comunidades. Vale destacar que as províncias canadenses possuem grande independência regional na adoção de práticas e políticas educacionais, o que estabelece em todo país uma saudável corrida para obtenção de resultados de cada província frente às demais. Um ciclo virtuoso de busca consistente e incansável pela excelência.

© 2018 Maple Bear. The best of Canadian education for a global future.

REVISTA
MAPLE BEAR

Edição 10
A nova edição da Revista THE BEAR é dedicada principalmente às estreitas relações que temos com o Canadá e suas instituições.

Baixe agora

Tem uma Maple Bear perto de você: