SEUS FILHOS APRENDEM AQUI E LEVAM PRA VIDA TODA.

O DESAFIO MAPLE BEAR

A Maple Bear, mesmo amplamente reconhecida pelo seu elevado padrão de qualidade, continua com a mesma dedicação e compromisso: oferecer a excelência de um dos melhores sistemas educacionais do mundo, por meio da metodologia canadense, de maneira relevante para a cultura local. Não apenas no Brasil, mas em cada uma das 300 escolas Maple Bear que existem em 16 diferentes países. A educação bilíngue de alta qualidade oferecida pela Maple Bear se sustenta sobre quatro pilares: a aplicação consistente da metodologia canadense; o treinamento intensivo pelo qual todos os professores passam, constantemente; o programa educacional; e a certificação de qualidade

Para vencer o desafio de garantir excelência educacional em uma área tão ampla, é preciso envolver toda a comunidade ao redor de um só objetivo comum. Pais, alunos e professores são partes fundamentais de uma mesma estrutura. 

 Para que tudo isso funcione de verdade, a comunicação tem que ser eficiente; o treinamento, contínuo; e a inovação no programa educacional, constante. Na Maple Bear, a excelência é, mais que um conceito abstrato, uma busca constante que está em cada atitude, cada ensinamento, cada atividade realizada dentro e fora da sala de aula. 

Por isso, desde a organização dos espaços físicos até o treinamento dos professores, passando pelas atividades que realizamos, tudo na escola tem uma razão de ser, para que os alunos tornem-se protagonistas de suas próprias histórias, por meio de escolhas conscientes não apenas para si, mas também para a sociedade na qual estão inseridos.

 METODOLOGIA CANADENSE NO BRASIL

A Maple Bear traz para a realidade sociocultural do Brasil a metodologia canadense, que se baseia na descoberta, experimentação e resolução de problemas na prática. De acordo com esses princípios, o ensino tradicional, baseado em decorar fatos e fórmulas, dá lugar a uma educação instigante, que incentiva o aluno a explorar o ambiente que o cerca para encontrar respostas a questões realmente relevantes para o seu cotidiano.

Entretanto, cientes do contexto da educação brasileira, não nos descuidamos das exigências da Lei de Diretrizes e Bases, que orienta as condutas educacionais em relação aos assuntos a serem tratados em todas as escolas do Brasil, de acordo, inclusive, com demandas como o Enem e os melhores vestibulares.

Mas, na Maple Bear, tudo é feito para que os alunos compreendam verdadeiramente o que é ensinado, para que possam levar e usar esse conhecimento e essas habilidades ao longo de suas vidas.  

PRONTOS PARA UM NOVO MUNDO


O que uma criança precisa saber hoje para que, no futuro, possa ser bem-sucedida profissional e pessoalmente, como um membro atuante da sociedade? Como não sabemos o que o futuro trará, para a Maple Bear a resposta a essa pergunta é: aprender a aprender. Se a criança tiver autonomia para aprender a adquirir conhecimento, ela estará pronta para enfrentar qualquer desafio e navegar com confiança em um mundo de transformações velozes e amplas. Treinar professores, oferecer materiais didáticos atualizados e modernos e trazer o contexto mundial para dentro da sala de aula são ações com um objetivo único e bem definido: preparar nossos alunos para que sejam pessoas capazes de interagir e melhorar o mundo ao seu redor.

Queremos que nossos alunos possam assimilar as muitas novidades tecnológicas que surgem diariamente, participando de um mundo cada vez mais conectado e com menos fronteiras, com desafios como imigração, aquecimento global, novas profissões e áreas de conhecimento. 

Determinantes nesse processo, os professores da Maple Bear são treinados para construir estratégias a fim de implementar o programa dentro da metodologia e de maneira personalizada para cada grupo de alunos. É o potencial de aprendizado de cada estudante que nos inspira a entender o que é mais apropriado de acordo com seus interesses e o contexto em que vivem. 

CRIATIVIDADE, COLABORAÇÃO E PENSAMENTO CRÍTICO

Se é o potencial que nos inspira, vê-lo colocado em prática nos honra. E, para exercitar todo o potencial que trazem consigo, nossos alunos recebem estímulos diários, em atividades individuais ou em grupos ligadas a tudo o que eles aprendem na Maple Bear. Tudo o que é proposto tem uma função dentro do programa, seja no momento do aprendizado ou nas próximas etapas, quando esse conhecimento será aprofundado. 

Como a metodologia canadense exercita a exploração e incentiva a busca por descobertas, três ingredientes são fundamentais: criatividade, colaboração e pensamento crítico. Não acreditamos que apenas reproduzir conteúdos seja eficaz para aprender. Então, não ter medo de errar, saber que o erro é parte do aprendizado e que será acolhido é um incentivo para a criatividade. Assim, os alunos podem assumir, sem medo, riscos intelectuais. Criar conexões entre assuntos, desenvolver ideias e argumentação próprias e contribuir para que quem está ao seu lado faça o mesmo é essencial. Pensar o mundo e encontrar soluções, respeitando as outras pessoas com quem se convive, são habilidades que fazem a diferença. Dentro e fora da sala de aula.

Para que nossos alunos possam conquistar autonomia, que lhes permita escolher o melhor caminho e intervir positivamente na sociedade, comunicação e raciocínio lógico são pontos-chave. Dessa forma, o ensino na Maple Bear coloca o português e o inglês no mesmo patamar de importância, para que seja possível interpretar o contexto em que o aluno se insere. A matemática, por sua vez, vai muito além da aplicação de fórmulas: é uma maneira lógica de compreender o mundo. 

Assim, os alunos, desde muito cedo, ficam aptos a expressar, escrever e organizar seu pensamento de forma criativa, expondo de maneira confiante suas ideias, dentro de um ambiente seguro que acolhe e é capaz de ouvir a todos. 

Os professores, nesse ambiente, têm o papel de dar apoio aos alunos, ajudando-os no desenvolvimento de suas habilidades e apresentando conteúdos relevantes que servirão para que, no futuro, eles lidem com um mundo complexo, habitado por pessoas com muito mais educação formal que em outras épocas e com a capacidade de adaptarem-se aos mais diversos ambientes e culturas. Saber ouvir de outras pessoas argumentos e informações desconhecidas para que se possa mudar de direção, se for o caso, torna-os flexíveis, uma característica cada vez mais importante. 




© 2018 Maple Bear. The best of Canadian education for a global future.

REVISTA
MAPLE BEAR

Edição 10
A nova edição da Revista THE BEAR é dedicada principalmente às estreitas relações que temos com o Canadá e suas instituições.

Baixe agora

Tem uma Maple Bear perto de você: