Maple Bear Brasil The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

Digital Learning Community une metodologia e ferramentas digitais

Estimular habilidades como experimentação, curiosidade pela descoberta, raciocínio, resolução de problemas, tomada de decisões e criatividade. Essa é a razão pela qual a Maple Bear trabalha constantemente com programas proprietários, completos e inovadores. Toda elaboração é feita por profissionais com expertise em educação canadense e brasileira.

A educação canadense é uma das melhores do mundo. Portanto, com os projetos da Maple Bear não poderia ser diferente. Todos eles contam com uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, além do constante acompanhamento das ferramentas disponibilizadas pela escola, juntamente com um detalhado processo de certificação de qualidade.

Durante o período de pandemia, com as quarentenas decretadas pelos governos estaduais, a Maple Bear se dedicou a desenvolver projetos que estimulassem ainda mais as competências dos alunos como, por exemplo, a “Digital Learning Community” – uma comunidade online de ensino bilíngue que conecta toda a metodologia da escola. Ou seja,  os alunos não puderam ir à escola, porém, a escola foi até os alunos, de modo a manter o aprendizado em todas as suas vertentes.

O projeto, entretanto, não foi criado para “preencher uma lacuna”, mas sim para ser complementar ao modelo de ensino presencial – que voltará em breve. Em outras palavras, a pandemia foi apenas um catalisador que fez nascer um projeto que, a partir de agora, estrá incorporado ao modelo Maple Bear de ensino.

A comunidade

Como na Maple Bear o aluno é o protagonista de seu aprendizado, na comunidade online a visão é ainda mais forte. Por que? Na metodologia canadense de ensino o aluno é incentivado a buscar o conhecimento, pesquisar, consultar diferentes fontes e discutir com o grupo suas conclusões. Neste contexto, o professor age como um facilitador e orientador das atividades e o aluno vai construindo o seu próprio saber.

A Maple Bear Digital Learning Community é uma iniciativa voltada aos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, por meio do qual os alunos têm acesso a ferramentas digitais de interação, conteúdos exclusivos e atividades educacionais. Para além desses recursos, a comunidade online segue dia a dia com orientações para pais e professores, proporcionando uma interação entre escola, alunos, educadores e responsáveis.

Sobre a proposta canadense de ensino bilíngue, a plataforma pedagógica mescla interações em português e inglês, com uma programação diária de atividades que devem ser cumpridas. Essa mesma programação permite que o conteúdo programático da escola seja aplicado constantemente, porém, com a participação próxima dos professores e responsáveis pelos alunos.

Além de dar continuidade às aulas durante a pandemia, o objetivo da Maple Bear, com a criação da Digital Learning Community, foi manter a comunidade escolar e todas as suas práticas ativas e conectadas, possibilitando, inclusive, uma nova experiência pedagógica. A ideia central é unir metodologia, ferramentas digitais e constante participação e aconselhamento.

Pilares

A Digital Learning Community é alicerçada em três pilares. São eles: rotinas diárias, orientadas pelo professor para a realização das atividades em casa juntamente como a família; materiais disciplinares, para o planejamento do educador em relação às atividades e orientações; e ferramentas de comunicação, para a interação diária entre escola e família, de modo que o aprendizado seja gerido com total credibilidade.

Para sustentar todas essas ferramentas, a Maple Bear faz uso de aplicativos escolares, tais como o Google Hangouts e o Bulb (para compartilhamento de melhores práticas e resultados). Outra plataforma utilizada é o Google Classroom, especialmente no ensino infantil, por meio do qual o aprendizado é construído com brincadeiras e incentivos variados. Com tudo isso, os alunos têm acesso a leituras interativas que são exclusivas da Maple Bear e e-books de acordo com a faixa etária e nível escolar.

A Digital Learning Community é uma experiência da Maple Bear, mas pode também servir como exemplo para as demais escolas Brasil afora, intensificando ainda mais o ensino no país e elevando a sua qualidade – o verdadeiro propósito da Metodologia Canadense da Maple Bear.

Comentários desabilitados.

Notícias relacionadas

Maple Bear desenvolve programa de aprendizado para a criação de startups 1

É tempo de pandemia. Mas também é tempo de empreender por meio de iniciativas inovadoras. É tempo de acreditar no que se pode fazer e ir adiante. Por isso, a Maple Bear, em parceria com a JÁ Brasil e a StarSe, criou um programa de cunho cultural e empreendedor, a fim de levar os alunos…

leia mais
Maple Bear estimula o saber em centros de aprendizado por meio da experimentação e o raciocínio lógico

A palavra conexão é um dos alicerces da Maple Bear e sua metodologia canadense, tudo para fortalecer a ligação entre escola e aluno. Como prova disso, as escolas são verdadeiros centros de aprendizagem, onde os estudantes são estimulados a protagonizar o próprio aprendizado por meio da experimentação e busca pelo raciocínio lógico.

leia mais
A educação bilíngue e seu papel de destaque

Capacidade de concentração, vantagens cognitivas causadas pelo espessamento das conexões neurais, desenvolvimento do raciocínio lógico e facilidade no aprendizado de um segundo idioma. Esses são os benefícios que nove entre 10 pais querem para seus filhos durante o período em que estão estudando. Por via de regra, tudo isso é possível com a adesão do…

leia mais

Informações e dúvidas frequentes