Maple Bear Brasil The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

Escolas Maple Bear desenvolvem atividades extracurriculares em benefício ao aprendizado e à saúde

Alunos preparados para um universo em que o aprendizado gira em torno da imaginação, do raciocínio crítico, do multiculturalismo e da capacidade de integrar pessoas e disciplinas. É isso a que a Maple Bear se propõe. A metodologia educacional canadense adotada pela escola privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento.

Por isso, a Maple Bear privilegia, em suas atividades, a linguagem, a matemática, a ciência, a tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Destaque também para as atividades extracurriculares e de reforço que as escolas Maple Bear preparam e aplicam aos seus alunos, com foco no desempenho total e saúde de cada um.

São atividades de especificidade física, de apoio e aconselhamento socioemocional, desenvolvidas de acordo com o perfil de cada comunidade escolar.

Exemplos

A Maple Bear do Tatuapé I e II desenvolveu um projeto de rodas de conversa sobre a situação atual do mundo, que abrange todos as questões da pandemia em virtude do Novo Coronavírus. A atividade enfatiza os bons hábitos, como cobrir boca e nariz com o cotovelo ao tossir, estimula frequentemente a higiene das mãos e outras atitudes. Pois é natural que os alunos se questionem sobre o assunto e queiram saber mais sobre isso. A Maple Bear acredita que, para as crianças, este é um momento crucial de adaptação, já que passaram por um grande período de aprendizado em casa. A escola e os professores têm um papel de extrema importância nesse momento, pois devem passar todas as orientações sobre o vírus e sobre como continuar os estudos de forma saudável daqui para frente.

Além disso, a escola promove sessões de “contação de histórias” para o Ensino Infantil, o que estimula o desenvolvimento da linguagem, ampliando o universo de significados da criança. A contação de histórias abre um leque de curiosidades e, principalmente, o hábito da leitura, que, por sinal, tem uma das principais responsabilidades no aprendizado do aluno.

Enquanto isso, a Maple Jaguaré, Parque dos Príncipes, Jardins I e II, se empenha em abordar questões artísticas, inclusive com o uso de músicas. A arte é uma ótima aliada para que os alunos conheçam a fundo formas de expressar seus sentimentos e emoções, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades intelectuais e motoras.

Já a Maple Bear da Chácara Klabin trabalha com atividades que envolvem a tecnologia e todas as suas vertentes. Esse tipo de trabalho tem como objetivo favorecer a interação entre os alunos, cujas atividades podem ser produzidas e compartilhadas em grupo. A tecnologia, com o auxílio da Internet, traz à tona uma experiência prévia aos alunos, de modo que eles se sintam motivados em seu processo de aprendizado.

Além dessas atividades, outras escolas estão trabalhando com aulas de Yoga e saúde corporal. O exercício foi adotado pois tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com execuções que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, postura e equilíbrio, além de promover sensação de bem-estar.

Na Maple Bear, cada atividade extracurricular e de reforço foi pensada e desenvolvida de acordo com as necessidades dos alunos de cada unidade, em um momento de retomada de algumas atividades presenciais. A Maple Bear trabalha incansavelmente para que seus estudantes sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, podendo contar com o currículo escolar como grande aliado, além das atividades extras e de reforço.

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Os valores que a educação financeira oferece

a Educação Financeira sempre fez parte das aulas da Maple Bear, contemplando a Educação Infantil até o Ensino Médio. A disciplina, de maneira estruturada e formal, integra a grade curricular da Maple Bear, mostrando o papel fundamental desse conhecimento no desenvolvimento de uma sociedade.

leia mais
O papel potencializador e estruturador da escola

A Maple Bear, que aplica o que há de melhor no ensino canadense, combinando aspectos de várias metodologias, acredita, que o estudante carrega suas experiências de infância para o que ele será futuramente e, principalmente, para como ele contribuirá com a sociedade como cidadão.

leia mais
Maple Bear garante todas as medidas necessárias para o retorno às aulas presenciais

A educação, atrelada aos cuidados com a saúde é, mais do que nunca, prioridade. Repensar espaços, definir prioridades pedagógicas, seguir protocolos de segurança e manter um canal de comunicação direto e constante com pais e alunos são algumas das práticas que deverão envolver a volta às aulas depois do tempo de aulas online pelo qual passamos em 2020. Por isso, a Maple Bear elaborou uma série de medidas e cuidados preventivos ao coronavírus.

leia mais

Informações e dúvidas frequentes