Maple Bear Brasil The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

Maple Bear garante todas as medidas necessárias para o retorno às aulas presenciais

A educação, atrelada aos cuidados com a saúde é, mais do que nunca, prioridade. Repensar espaços, definir prioridades pedagógicas, seguir protocolos de segurança e manter um canal de comunicação direto e constante com pais e alunos são algumas das práticas que deverão envolver a volta às aulas depois do tempo de aulas online pelo qual passamos em 2020. Por isso, a Maple Bear elaborou uma série de medidas e cuidados preventivos ao coronavírus.

A escola, que segue as melhores práticas mundiais com sua metodologia canadense, visa seguir protocolos e experiências bem-sucedidas internacionalmente para o período de crise sanitária. Tudo considerando as recomendações e determinações de autoridades públicas e organizações de saúde. Em virtude disso, a Maple Bear produziu um guia com orientações e diferentes recursos para apoiar todas as suas escolas, além dos alunos e responsáveis, sobre o retorno às aulas presenciais, que acontecerá de forma híbrida, ou seja, unindo as atividades online e offline por meio de plataformas e dispositivos.

Todas as unidades Maple Bear terão como missão estimular a higienização frequente das mãos de todas as pessoas presentes diariamente. A rotina das salas de aulas será com portas e janelas abertas durante todo o tempo e, caso seja necessário, o ar condicionado será acionado sem o fechamento total do ambiente. As salas infantis, por exemplo, agora têm mesas de seis lugares para apenas dois alunos. Os momentos em círculos, com conversas e leitura, serão com rodas mais abertas e um espaçamento maior. Livros e materiais didáticos, por sua vez, serão frequentemente higienizados com solução desinfetante. Os bebedores estão limitados para uso das garrafinhas individuas dos funcionários e alunos. Também será priorizado o uso de ferramentas digitais para a realização de reuniões e eventos à distância, para evitar aglomerações.

Planos de contingência

A Maple Bear desenvolveu um plano de contingência para a retomada das aulas, que será cumprido por alunos, responsáveis, funcionários, fornecedores e visitantes das escolas. Além disso, foi promovida uma ação de elaboração e divulgação de materiais educativos, focados em saúde, para a população e comunidade escolar. É importante ressaltar, no entanto, que, mesmo com o retorno das aulas presenciais, o ensino à distância será mantido para que as famílias possam optar: comunidade ou isolamento social.

Exemplos de emprenho e dedicação

Vale dizer também que todo esse trabalho focado na prevenção do novo coronavírus e na saúde em geral já vem sendo feito pela Maple Bear durante a quarentena e o fechamento total das portas das escolas da rede. A Maple Bear de Sinop (MS), por exemplo, retomou as aulas em 4 de maio com todos as medidas de cuidados sanitários, tento total colaboração dos alunos e das respectivas famílias.

Danicler Bavaresco, diretor da escola, explica: “enquanto estávamos fechados, aumentamos os canais de diálogo com os pais, ouvimos o que a comunidade Maple Bear Sinop desejava e continuamos atuando com envio de conteúdo EAD para os nossos alunos. Agora, mesmo após o retorno presencial das aulas, mantemos essa  forte ligação entre escola e família, e para que isso permaneça, vamos continuar fornecendo instrumentos para que todas as nossas crianças continuem aprendendo e se desenvolvendo, mesmo para aquelas que ainda estão no isolamento de suas casas”.

Danicler contou ainda que, entre as medidas tomadas, a Maple Bear de Sinop trasmite às famílias todos os boletins divulgados pela prefeitura da cidade, a fim de mantê-las informadas constantemente. Além disso, são afastados das atividades presenciais os alunos que apresentarem algum sintoma da COVID-19 ou de gripe comum, como forma de prevenção. No dia a dia, há um reforço da limpeza minuciosa de todos os equipamentos, componentes, brinquedos e utensílios em geral, a cada troca de turma, turno ou aluno.

“Disponibilizamos álcool 70° em diferentes pontos, criamos protocolos para a entrada de alunos e funcionários e adotamos um sistema de escala de horários de entrada e saída das turmas para reduzir contatos e aglomerações de alunos e trabalhadores. Além dos professores e funcionários, alunos maiores devem vir com sua própria máscara e fazer seu uso durante toda a jornada letiva. Para os alunos menores, a máscara não é indicada por possibilidade de sufocamento”.

Por sua vez, a Maple Bear de Sorriso (MS), que voltou a ter aulas presenciais no início de junho, fez um investimento para disponibilizar álcool 70° em pontos estratégicos da escola e colocou tapetes de higienização de calçados. Todos os colaboradores, professores e diretores devem trocar a roupa quando chegam ao local e os alunos são deixados pelos pais em uma rampa de acesso da escola. Lá, eles têm as mãos e as mochilas higienizadas com álcool, além dos calçados, no tapete sanitizante. Em seguida, é medida a temperatura.

A diretora Alexandra Rocha explicou que, para que os pais entendessem melhor como seria o funcionamento do embarque e desembarque das crianças na escola, foi feito um vídeo explicativo sobre essa nova rotina. “Nossa escola tem uma área grande, então fica mais fácil de promover o distanciamento”.

No caso da limpeza, também há um reforço em todos os equipamentos, componentes, brinquedos e utensílios em geral, a cada troca de turma, turno ou aluno. No playground, por exemplo, a limpeza dos brinquedos é feita a cada uma hora. E, assim como nas demais escolas, todos devem usar mascáras: alunos a partir dos dois anos de idade, professores e funcionários.

A Maple Bear acredita que tudo isso será passageiro: as medidas, o distanciamento e, principalmente, a COVID-19. No entanto, por ora, todo cuidado é extremamente necessário para que todos se mantenham saudáveis.

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Escolas Maple Bear desenvolvem atividades extracurriculares em benefício ao aprendizado e à saúde

. A Maple Bear trabalha incansavelmente para que seus estudantes sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, podendo contar com o currículo escolar como grande aliado, além das atividades extras e de reforço.

leia mais
Os valores que a educação financeira oferece

a Educação Financeira sempre fez parte das aulas da Maple Bear, contemplando a Educação Infantil até o Ensino Médio. A disciplina, de maneira estruturada e formal, integra a grade curricular da Maple Bear, mostrando o papel fundamental desse conhecimento no desenvolvimento de uma sociedade.

leia mais
O papel potencializador e estruturador da escola

A Maple Bear, que aplica o que há de melhor no ensino canadense, combinando aspectos de várias metodologias, acredita, que o estudante carrega suas experiências de infância para o que ele será futuramente e, principalmente, para como ele contribuirá com a sociedade como cidadão.

leia mais

Informações e dúvidas frequentes