Maple Bear Brasil The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

Maple Bear: uma escola, um futuro de oportunidades!

A Maple Bear, rede canadense de ensino bilíngue, reconhecida entre as melhores do mundo, tem como objetivo oferecer o melhor da educação para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio, preparando os alunos para questões determinantes mundo afora, tais como a imaginação sem limites, o raciocínio lógico e crítico, sem falar no multiculturalismo e na capacidade de integração entre pessoas e disciplinas.

Passando rapidamente pelos números, são mais de 450 escolas Maple Bear espalhadas por 21 países. Só o Brasil abriga mais de 100, onde cerca de 25 mil estudantes de todas as regiões do país aprendem e enriquecem seus currículos com a metodologia canadense, que vai desde o bilinguismo até as demais práticas educativas do Canadá, ranqueadas entre as melhores do mundo. Mas, claro, com todas as regulamentações educacionais brasileiras exigidas pelo Ministério da Educação no Brasil (MEC).

Nossa metodologia se baseia na educação holística, em que o aprendizado acontece em todas as esferas: física, intelectual, emocional e social. Ao mesmo tempo, o método científico é aplicado para as crianças, com verdadeiro incentivo à experimentação, ao desafio intelectual, à descoberta e à solução de problemas. Mas não para por aí. O ensino integrado da Maple Bear abrange matérias que se completam em unidades temáticas, enquanto as salas de aula são verdadeiros centros de aprendizagem, com amplitude de espaço e capacidade de acolhimento e, ao mesmo tempo, organização. As salas são repletas de materiais manipulativos e estimulantes para as mais variadas idades.

Já sobre o bilinguísmo aplicado em todas as séries, durante todo o ano letivo, a Maple Bear destaca que isso significa mais do que dominar um segundo idioma. Ou seja, a missão da metodologia canadense é ensinar o aluno a pensar em duas línguas. Por isso, fazer a imersão completa do estudante desde os anos iniciais de estudo ao ensino Fundamental – ciclo em que metade do programa é ministrado em inglês, faz tanto sentido. E, acredite, disciplinas como matemática e ciências fazem parte das aulas em dois idiomas, o que torna o aluno ainda mais capaz de navegar, com conforto e naturalidade, em ambientes onde o português e o inglês caminham de mãos dadas.

Pilares

Por acreditar na importância da ligação entre escola e aluno tão fortemente presente no sistema canadense de ensino, a Maple Bear apoia-se em três pilares: o Teacher Training Process in the World, o Program Development e o Quality Assurance. O primeiro gira em torno do treinamento mais abrangente do mundo com a qualificação canadense de todos os professores. A Maple Bear valoriza a formação profissional continuada e ainda traz, periodicamente, especialistas em educação canadense para treinamentos e workshops com professores e coordenadores brasileiros.

Por sua vez, o Program Development é um programa de ensino desenvolvido pela Maple Bear, a fim de que recursos especiais conectem professores e alunos por meio de diferentes e criativas atividades. A ideia, aqui, é ajudar no desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, bem como a própria criatividade e a inovação. Esse pilar tem ainda como princípio mais importante o aprendizado intuitivo, cuja abordagem é interdisciplinar, ou seja, conecta diferentes áreas do saber, entre elas, ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

É importante saber que o programa da Maple Bear direcionado à Educação Infantil utiliza espaços de aprendizagem, onde são desenvolvidas atividades em grupos pequenos ou grandes, incluindo a leitura de um livro por dia. Já o Ensino Fundamental, mesmo com sua metodologia canadense, atende a todos os parâmetros curriculares estabelecidos pelo MEC. E, finalmente, o Ensino Médio oferece todo o conteúdo estipulado pelo sistema de ensino médio brasileiro, reforçado com disciplinas canadenses certificadas pelo governo do Canadá, para que os alunos possam ter sucesso tanto nos processos seletivos de vestibulares brasileiros quanto do exterior.

Para finalizar, o terceiro pilar é a certificação de qualidade da Maple Bear (Quality Assurance), que visa garantir que todas as unidades cumpram seus altos padrões de ensino. O programa acontece por meio de visitas formais de especialistas canadenses a todas as escolas do sistema, a fim de garantir a conformidade de cada uma com as determinações acadêmicas e operacionais da Maple Bear. Outro objetivo é proporcionar aos líderes da respectiva escola um plano de ação, visando o aprimoramento constante da unidade.

Habilidades

Como as habilidades exigidas pelo mundo vão além das técnicas curriculares adquiridas ao longo dos anos letivos nas escolas, a Maple Bear prepara os alunos para os desafios futuros, sejam eles no Brasil, no Canadá ou em qualquer outro país do globo.

Para que cada estudante adquira visões estratégicas do seu futuro, trabalhamos sobremaneira as suas soft skills, ou seja, as habilidades sócio-emocionais, de modo que o aluno seja bem sucedido na vida acadêmica, pessoal e profissional.

As soft skills são características que vão além daquelas desenvolvidas pelos livros didáticos. São habilidades que podem fazer o aluno se destacar naquilo que lhe é peculiar. A Maple Bear ressalta a importância das soft skills porque acredita que o mercado de trabalho está em busca de profissionais que tenham mais do que teoria e habilidades técnicas – o mundo precisa de profissionais de atitudes. O alcance futuro de resultados de alta performance depende, fundamentalmente, do desenvolvimento do comportamento do aluno. E tal desenvolvimento só acontece a partir das relações humanas, das atividades escolares. Na Maple Bear, a conexão entre professores e alunos tem efetiva importância, o que requer o estabelecimento de vínculos afetivos e conquistas de confiança.

Esse tipo de relação não é um projeto ou programa, é uma prática contínua nas escolas Maple Bear por meio de toda a metodologia importada do Canadá.

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

O papel potencializador e estruturador da escola

A Maple Bear, que aplica o que há de melhor no ensino canadense, combinando aspectos de várias metodologias, acredita, que o estudante carrega suas experiências de infância para o que ele será futuramente e, principalmente, para como ele contribuirá com a sociedade como cidadão.

leia mais
Maple Bear garante todas as medidas necessárias para o retorno às aulas presenciais

A educação, atrelada aos cuidados com a saúde é, mais do que nunca, prioridade. Repensar espaços, definir prioridades pedagógicas, seguir protocolos de segurança e manter um canal de comunicação direto e constante com pais e alunos são algumas das práticas que deverão envolver a volta às aulas depois do tempo de aulas online pelo qual passamos em 2020. Por isso, a Maple Bear elaborou uma série de medidas e cuidados preventivos ao coronavírus.

leia mais
Maple Bear aposta em plataforma digital para manter o foco dos alunos

A Maple Bear tem como objetivo manter a comunidade escolar ativa e conectada, possibilitando uma nova experiência pedagógica que une metodologia, ferramentas digitais e constante supervisão e aconselhamento.

leia mais

Informações e dúvidas frequentes