Maple Bear Brasil The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

Os valores que a educação financeira oferece

É muito comum que jovens não saibam como administrar suas finanças. A falta de prática com o dinheiro, aliada ao fato de que para muitas famílias este é um assunto tabu, muitas vezes os deslumbra, fazendo com que corram o risco de tornarem-se inadimplentes muito cedo, justamente na fase em que deveriam começar a trabalhar e a usar o que ganham a seu favor.

Muitos acreditam, por exemplo, nas facilidades do cartão de crédito, sem conhecer a fundo sua verdadeira função, que é ser um acesso a um determinado produto e não uma extensão do salário. Outros nem imaginam como podem se preparar para o futuro, desenvolver projetos, poupar e realizar sonhos.

A Maple Bear entende que é de suma importância ensinar os alunos a lidarem com suas finanças, desde cedo.  Em alguns casos, a curiosidade e o conhecimento que a criança leva para casa até mesmo estimula os pais a fazer uma melhor organização do orçamento.

Por isso, a Educação Financeira sempre fez parte das aulas da Maple Bear, contemplando a Educação Infantil até o Ensino Médio. A disciplina, de maneira estruturada e formal, integra a grade curricular da Maple Bear, mostrando o papel fundamental desse conhecimento no desenvolvimento de uma sociedade. Afinal, ninguém nasce sabendo como administrar o que ganha.

Nas escolas Maple Bear, a finalidade da educação financeira é preparar uma nova geração de modo que ela seja mais consicente e sustentável financeiramente. Ou seja, o objetivo é transmitir senso de responsabilidade. As atividades dialogam diretamente com cada área da vida dos alunos. Nas aulas, eles aprendem a como lidar com as finanças do dia a dia, planejar, poupar para a realização dos sonhos ou qualquer emergência que possa surgir e, principalmente, conquistar a independência financeira.

Lembrando que cada atividade tem a sua linguagem adequada de acordo com o período escolar – desde o lúdico até o pré-vestibular. Outro objetivo da Maple Bear com a educação financeira é beneficiar também os pais e familiares, já que os próprios alunos devem apresentar seus projetos em casa e fazer os exercícios em grupo, com a família.

Exemplos de sucesso

Um dos exemplos de atividade de Educação Financeira aconteceu na Maple Bear de Santana, em São Paulo. Os alunos do Year 3 foram orientados da forma mais inusitada possível, utilizando a disciplina Língua Portuguesa como ferramenta. O resultado foi imensamente satisfatório. Como os alunos tinham o desejo de conhecer o parque KidZania, os professores sugeriram uma atividade com meta financeira para que cada um pudesse conquistar seu próprio recurso, poupar e pagar o seu ingresso.

Antes de por a atividade em prática, foram aplicados alguns conceitos relacionados à educação financeira. As crianças estudaram questões como: trabalho remunerado, formas de poupar e como é possível doar dinheiro, tempo e talento em prol de um objetivo.

Terminada essa etapa teórica do projeto, a segunda trouxe consigo a fase prática, ou seja, o evento “Vendas do Year 3” – planejado e administrado pelos próprios alunos para a consolidação do conhecimento adquirido. A atividade resultou em duas empresas, a Cacau Bear e a It’s Raining Candies, as quais venderam brigadeiro, suco, marshamallow e canudo de metal para familiares e amigos convidados. Para finalizar o projeto, os alunos estudaram Matémática e fizeram a contabilidade do lucro, que atingiu o objetivo: valor suficiente para cada um ir ao Parque KidZania. Todo esforço foi válido: atividade concluída e ingresso conquistado.

Com o mesmo engajamento, a Maple Bear de Valinhos aplicou os conceitos da Educação Financeira com a execução de projetos e metas a serem cumpridas. Neste caso, as turmas do Year 2 desenvolveram um projeto solidário, cujo propósito foi ajudar os animas abandonados nas ruas da cidade. Nesse sentido, eles arrecadaram fundos para uma ONG local com a produção e venda de bolos, contando com a parceria de amigos e familiares.

O resultado foi que, além do valor, as turmas ainda arrecadaram diversos itens doados pelas famílias da escola, os quais foram entregues em mãos para os membros da ONG. Essa atividade mesclou Educação Financeira com administração, Matemática, Estudos Sociais, Contabilidade e solidariedade, confirmando a ideologia da Maple Bear em defesa da Educação Financeira na escola desde o primeiro ao último ano letivo. Mais do que instruir como administrar os bens, a educação financeira promove mudança de comportamento e reflete ao longo da vida.

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Escolas Maple Bear desenvolvem atividades extracurriculares em benefício ao aprendizado e à saúde

. A Maple Bear trabalha incansavelmente para que seus estudantes sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, podendo contar com o currículo escolar como grande aliado, além das atividades extras e de reforço.

leia mais
O papel potencializador e estruturador da escola

A Maple Bear, que aplica o que há de melhor no ensino canadense, combinando aspectos de várias metodologias, acredita, que o estudante carrega suas experiências de infância para o que ele será futuramente e, principalmente, para como ele contribuirá com a sociedade como cidadão.

leia mais
Maple Bear garante todas as medidas necessárias para o retorno às aulas presenciais

A educação, atrelada aos cuidados com a saúde é, mais do que nunca, prioridade. Repensar espaços, definir prioridades pedagógicas, seguir protocolos de segurança e manter um canal de comunicação direto e constante com pais e alunos são algumas das práticas que deverão envolver a volta às aulas depois do tempo de aulas online pelo qual passamos em 2020. Por isso, a Maple Bear elaborou uma série de medidas e cuidados preventivos ao coronavírus.

leia mais

Informações e dúvidas frequentes