Maple Bear Brasil The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

Plataforma Digital Learning Community da Maple Bear acumula excelentes resultados

Na Maple Bear, o aprendizado não para! Durante a quarentena imposta para evitar a propagação do Novo Coronvírus, a escola, com metodologia canadense e ensino bilíngue, se dedicou a criar estratégias de aprendizado, de modo que os alunos não perdessem o foco nos estudos e o ano letivo fosse concluído com sucesso, mesmo que à distância.

Foi nesse contexto que aconteceu a implementação da Digital Learning Community (DLC), uma comunidade online de ensino bilíngue, cuja iniciativa é voltada a alunos dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Trata-se de uma ferramenta com funções digitais de interação, conteúdos exclusivos, atividades educacionais e orientações para pais e professores. Hiperviável durante o tempo em que as aulas foram 100% digitais.

A DLC

Alinhada com a proposta pedagógica da Maple Bear e sua metodologia canadense, a plataforma DLC mescla interações em português e inglês, incluindo uma programação diária de atividades a serem cumpridas, permitindo que o conteúdo programático seja aplicado parcialmente e com a supervisão próxima dos pais e professores. A Maple Bear já vinha trabalhando na DLC antes mesmo da pandemia, no entanto, acelerou a sua implantação, migrando grande parte das atividades curriculares para o ambiente digital.

A comunidade online da Maple Bear é baseada em três pilares: rotinas diárias, materiais do educador, para planejamento das atividades e orientações, e ferramentas, para a comunicação diária entre escola e família para o gerenciamento do aprendizado. Para suportar todas as atividades, a escola faz uso de aplicativos escolares, entre eles, o Google Hangouts e o Bulb (para o compartilhamento de melhores práticas e resultados). No ensino infantil, por sua vez, em que o aprendizado é consituído por meio de brincadeiras e incentivos varidados, são disponibilizadas ainda leituras interativas exclusivas da Maple Bear e e-books – estes variam de acordo com a faixa etária.

Resultados acima da média

Além de todos os parâmetros, a comunidade online desenvolvida pela Maple Bear cumpre bem com seu papel principal: dar continuidade a uma experiência pedagógica inovadora, unindo metodologia, ferramentas digitais e constante supervisão e aconselhamento. Por conta disso, seus resultados não poderia ser melhores.

Em três meses de ensino total à distância, o DLC atuou em parceria com o aprendizado dos alunos e auxiliou pais e responsáveis no desafio de acompanhar ainda mais de perto os estudos dos filhos. O resultado foi que, em meio semestre, o DLC acumulou 2,1 milhões de documentos e atividades, 15 mil Maple Bear Digital Accounts, 44 mil apresentações conduzidas por alunos e professores e 2,1 milhões de aulas e meets online. Sem dúvida, um resultado acima do esperando.

O desempenho dos alunos por meio da DLC viabilizam a metodologia Maple Bear, em que o aluno é o protagonista do seu aprendizado. A comunidade segue à risca a metodologia canadense de ensino, que incentiva o aluno a buscar o conhecimento, pesquisar, consultar diferentes fontes e discutir com o grupo suas conclusões. Neste contexto, o professor age como um facilitador e orientador das atividades e o aluno vai construindo seu conhecimento.

O sucesso do DLC é tanto que a Maple Bear planeja dar continuidade à plataforma, mesmo quando as aulas voltarem a ser completamente presenciais.

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Digital Learning Community une metodologia e ferramentas digitais

Estimular habilidades como experimentação, curiosidade pela descoberta, raciocínio, resolução de problemas, tomada de decisões e criatividade. Essa é a razão pela qual a Maple Bear trabalha constantemente com programas proprietários, completos e inovadores.

leia mais
Preparação para a vida
Maple Bear quer atingir a marca de 300 escolas só no Brasil

A Maple Bear tem mais de 450 escolas localizadas em 20 países dos quatro continentes, atendendo a mais de 45.000 alunos entre crianças e adolescentes.

leia mais

Informações e dúvidas frequentes