Maple Bear Brasil The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

Maple Bear aposta em plataforma digital para manter o foco dos alunos

Neste momento, mais do que nunca, a necessidade de saber usar internet e plataformas digitais é muito grande. No ambiente escolar, isso se torna ainda mais importante. A cada dia é mais nítida a importância do papel do educador, que agora deve ser um profissional gabaritado para influenciar a busca de conhecimentos, guiar a rotina de estudos, desenvolver habilidades de socialização e aperfeiçoar tantas outras que vão sendo apresentadas ao longo do processo acadêmico. E tudo à distância. “Crianças do mundo inteiro estão sofrendo algum tipo de impacto e não há como evitar isso. Entender e olhar o que pode ser feito ainda este ano é o melhor caminho”, destaca Ariadne Mesquita, responsável pela Maple Bear Freguesia/RJ.

Ela ainda complementa que, em virtude de toda a experiência atual, no próximo ano, os profissionais do ensino terão que fazer um trabalho diferente e enxergar além do curricular, das séries e seus conteúdos. “Teremos a oportunidade de olhar novamente para o desenvolvimento da criança de forma individual, linear e contínua, mapeando suas habilidades individuais”.

Sobre a situação atual, em via de regra, para manter o ensino de excelência nas escolas com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a Maple Bear tem apostado em diferentes iniciativas voltadas aos alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, migrando parte das atividades curriculares para o ambiente online. São ferramentas digitais de interação, conteúdos exclusivos, atividades educacionais e orientações para pais e professores.

Um dos projetos é o Digital Learning Community, uma comunidade online de ensino bilíngue, cujo plano é alinhar as atividades com a proposta pedagógica da Maple Bear, mesclando as interações em português e inglês. Outro investimento da Maple Bear é a transmissão de webinars gratuitos e abertos ao público no canal do YouTube, para ensinar o passo a passo de brincadeiras criativas e atividades lúdico-educativas. O objetivo é complementar as atividades regulares de ensino à distância e incentivar os jovens a manterem o interesse pela aprendizagem de forma independente.

Além de dar continuidade às aulas, a Maple Bear tem como objetivo manter a comunidade escolar ativa e conectada, possibilitando uma nova experiência pedagógica que une metodologia, ferramentas digitais e constante supervisão e aconselhamento.

O aprendizado pode ser mais efetivo e interessante na quarentena

A pandemia do Novo Coronavírus e as restrições sociais impostas para combatê-la mudaram radicalmente o cenário estudantil e suas práticas. Agora, para manter o aprendizado, a grande maioria das escolas aderiu a um programa amplo de ensino à distância. É um momento de mudança para toda a comunidade escolar, mas dicas simples podem auxiliar muitos pais e alunos a manterem uma agenda positiva.

Em busca de manter o que há de melhor em conteúdo, a Maple Bear sugere que seus alunos utilizem recursos que vão além das plataformas de vídeoconferências. Além disso, defende que a gama digital é muito mais ampla e inclui ambientes virtuais para leitura e escrita (português), mapas online (geografia), acesso a documentos históricos e tours virtuais por museus (história), além de aplicativos voltados a matemática e ciências.

A escola sugere ainda sites para que os alunos criem seus próprios livros, para a organização de portfólios de atividades escolares e os próprios portais de notícias, que subsidiam a realização de trabalhos multidisciplinares.

Com diferentes abordagens e abrangências, o ensino à distância e a utilização de recursos digitais na educação são movimentos que ganham força. No entanto, deve ser usado em sua diversidade de conteúdo. A Maple Bear trabalha para que esse período difícil de pandemia não seja perdido, mas sim aproveitado. As opções são inúmeras e devemos explorá-las, inclusive para incluir tudo o que está sendo descoberto agora no futuro próximo dos alunos e da escola.

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

O papel potencializador e estruturador da escola

A Maple Bear, que aplica o que há de melhor no ensino canadense, combinando aspectos de várias metodologias, acredita, que o estudante carrega suas experiências de infância para o que ele será futuramente e, principalmente, para como ele contribuirá com a sociedade como cidadão.

leia mais
Maple Bear garante todas as medidas necessárias para o retorno às aulas presenciais

A educação, atrelada aos cuidados com a saúde é, mais do que nunca, prioridade. Repensar espaços, definir prioridades pedagógicas, seguir protocolos de segurança e manter um canal de comunicação direto e constante com pais e alunos são algumas das práticas que deverão envolver a volta às aulas depois do tempo de aulas online pelo qual passamos em 2020. Por isso, a Maple Bear elaborou uma série de medidas e cuidados preventivos ao coronavírus.

leia mais
Maple Bear: uma escola, um futuro de oportunidades!

A Maple Bear, rede canadense de ensino bilíngue, reconhecida entre as melhores do mundo, tem como objetivo oferecer o melhor da educação para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

leia mais

Informações e dúvidas frequentes