Maple Bear Florianópolis reúne pais e convidados na 2ª Exposição de Artes

Florianópolis, 26/08/2016 - A Maple Bear Canadian School Florianópolis, escola canadense bilíngue, realizou nesta sexta-feira (26) sua 2ª Exposição de Artes. Todos os alunos da escola participaram do evento e cada um compôs uma pintura em tela.
 
As atividades foram trabalhadas em sala de aula durante um mês. Os alunos tiveram a oportunidade de criar pinturas inspiradas em três obras de autores consagrados mundialmente. As crianças conheceram três obras do artista que estava sendo estudado e, a partir delas, fizeram três pinturas, com diferentes técnicas, em folha de papel A3. Em seguida, escolheram sua pintura preferida e a reproduziram em uma tela.
 
As crianças do Toddler A fizeram suas telas inspiradas em Emily Carr, pintora e escritora canadense que viveu de 1871 até 1945. Já o Toddler B inspirou seus trabalhos em Vincent Van Gogh, famoso pintor Holandês que viveu de 1853 a 1890. De acordo com a organizadora do evento, Agnieszka Zapasnik, a cópia da obra não era o foco desta atividade. “As crianças olhavam a tela do artista e faziam sua arte, de acordo com suas habilidades”. Em virtude da pouca idade, o Toddler foi a única classe que trabalhou apenas uma tela.
O Nursery A trabalhou três telas do artista plástico e escritor espanhol Joan Miró, que viveu de 1893 a 1983. Já os alunos do Nursery B, fizeram seus trabalhos inspirados em telas de Claude Monet, pintor impressionista francês que viveu de 1840 a 1926. Obras do artista plástico Luciano Martins deram a inspiração para os alunos do JK. O artista nasceu em Porto Alegre em 1966, e está radicado em Florianópolis desde 1994. Sua galeria de arte fica localizada na Lagoa da Conceição.
 
Os alunos do IK, fizeram suas obras inspiradas em Pablo Picasso, pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo, que passou a maior parte da sua vida adulta na França. Viveu de 1881 a 1973. O Year 1 trabalhou as obras de Wasilly Kandinsky, artista plástico que nasceu na Rússia em 1866 e morreu na França em 1944. Já o Year 2, fez suas pinturas inspiradas nas obras do pintor e poeta suíço, naturalizado alemão, Paul Klee, que viveu de 1879 a 1940.
 
A exposição contou com a presença de pais e convidados. Além das telas expostas, cada aluno pôde levar para casa um portfólio constando o nome do artista pesquisado, um pouco de sua biografia e as três pinturas feitas em papel A3.
 
Agnieszka conta que diversas técnicas de pintura foram sugeridas pelas professoras, desde desenho com carvão, pintura com rolhas, e até mesmo pintura utilizando flores e frutas no lugar dos pincéis.
 
De acordo com a administradora da Maple Bear Florianópolis, Edilane Siqueira, o objetivo da escola na realização desse tipo de evento é despertar nos alunos o interesse pelas artes e da apreciação da imagem, de forma com que as crianças possam se expressar, manifestando sua criatividade.
Facebook icon
Twitter icon
LinkedIn icon
e-mail icon