Bilinguismo de verdade

Por que no Canadá?

 

“O bilinguismo une as pessoas; o dualismo as separa. O bilinguismo significa que você pode falar com o outro; o dualismo significa que você vive numa língua e o restante do Canadá em outra língua.”

Pierre Elliott Trudeau, ex-Primeiro-Ministro do Canadá, falando ao Senado em Ottawa, 20 de março de 1988

 

É de conhecimento geral que o Canadá possui dois idiomas oficiais: o Inglês e o Francês.

Historicamente, a necessidade de reconhecimento e uso dos dois idiomas surgiu pelo entendimento de que as comunidades francesa e inglesa na América do Norte não deveriam somente coexistir, mas complementar uma à outra.

Assim, já em 1867, o “Constitution Act” canadense estabelecia direitos para os usuários de ambas as línguas, ainda que os dois idiomas não tivessem sido, então, instituídos como oficiais. Isso veio a ocorrer um século depois, em 1969, por meio do “Official Languages Act”, que concedeu ao Inglês e ao Francês igualdade de status e privilégios em todas as instituições federais.

Esse ato, vale notar, não determinou que os habitantes do país precisariam ser bilíngues. Porém seu impacto prático foi grande, na medida em que todas as instituições públicas – incluindo Judiciário, Parlamento e Governo – deveriam estar preparadas para prover serviços aos cidadãos em qualquer dos idiomas.

Foi nesse contexto que surgiram no Canadá, no final da década de 1960, as primeiras escolas que praticavam o bilinguismo por imersão: instituições pioneiras que desenvolveram, aprimoraram e expandiram técnicas e práticas que, hoje, estão presentes no Brasil por meio da Maple Bear.

 

Fontes:

http://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/bilingualism/

http://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/official-languages-act-1969/

https://en.wikipedia.org/wiki/Constitution_Act,_1867

https://en.wikipedia.org/wiki/Official_bilingualism_in_Canada

http://www.edu.gov.mb.ca/k12/cur/socstud/foundation_gr6/blms/6-3-2g.pdf

http://www.mapleleafweb.com/features/official-bilingualism-canada-history-and-debates.html

 

Benefícios do bilinguismo

 

Ao optar por um ensino verdadeiramente bilíngue, os pais estão proporcionando aos filhos muito mais que oportunidades acadêmicas e profissionais.

Não é novidade dizer que o domínio de um segundo idioma abre portas. Tratando-se então do Inglês, essa afirmação torna-se ainda mais verdadeira. Afinal, o Inglês é o idioma internacional dos negócios, da ciência e da tecnologia. Não é nenhum exagero dizer que dominá-lo amplia horizontes, multiplica oportunidades, enriquece culturalmente e abre um novo e amplo leque de possibilidades.

Inevitável, portanto, que essa seja uma das principais motivações das famílias que escolhem a Maple Bear como a escola ideal para seus filhos. Porém, ao fazê-lo, os pais estão proporcionando um benefício ainda maior do que imaginam. Isso porque o impacto do bilinguismo ultrapassa as fronteiras do sucesso acadêmico e profissional, para atingir em cheio a capacidade cognitiva e a própria saúde mental de longo prazo das crianças.

Segundo o artigo “Why Bilinguals are Smarter”, publicado pelo New York Times, o bilinguismo fortalece e amplifica características como a capacidade para resolver problemas, bem como as habilidades de planejar, monitorar o ambiente e manter bom nível de atenção.

Mais do que isso: a pesquisadora Ellen Bialystok, da York University, em Toronto, conduziu estudos nessa área por mais de quatro décadas, explorando os efeitos do bilinguismo ao longo da vida, e descobriu que a incidência de doenças degenerativas do cérebro e de deficiências cognitivas é muito menor em indivíduos bilíngues.

Para ler mais sobre o assunto, não deixe de apontar o seu smartphone para os QRcodes a seguir, com o aplicativo apropriado. Você não só vai descobrir que o bilinguismo contribui para um futuro de grandes realizações, como também vai ficar feliz em saber que os alunos Maple Bear terão uma vida muito mais saudável para aproveitar todo esse sucesso.

https://en.wikipedia.org/wiki/Ellen_Bialystok

http://www.nytimes.com/2012/03/18/opinion/sunday/the-benefits-of-bilingualism.html?_r=0

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI313503-17579,00-BILINGUES+TEM+VANTAGENS+NO+APRENDIZADO.html



 

Bilinguismo Maple Bear

 

Cada escola Maple Bear traz consigo todo o conhecimento acumulado pelos mais renomados educadores canadenses ao longo de meio século de dedicação ao ensino bilíngue. Esse pioneirismo é tão amplo, que começa já no próprio conceito de bilinguismo.

“Bilíngue” (segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras – Companhia Editora Nacional): “Que fala duas Línguas”.

Educadores canadenses possuem uma percepção diferente. Segundo William Morgan, Diretor Acadêmico da Maple Bear Brasil, “bilíngue” significa muito mais que a habilidade técnica ou o simples conhecimento do código linguístico. “O bilinguismo traz consigo a compreensão de um amplo repertório cultural, implícito no domínio verdadeiro do idioma. Não se trata de falar uma segunda língua: para nós, significa possuir dois idiomas nativos”.

Na Maple Bear, seguindo as melhores práticas canadenses, isso é obtido por meio da imersão completa em Inglês ao longo da Educação Infantil, em um programa ao mesmo tempo divertido e estimulante, que permite às crianças adquirirem o idioma de forma natural, da mesma maneira como adquiriram o primeiro idioma.

Essa etapa é composta de um programa completo, que pavimenta o caminho para o desenvolvimento do aluno em todas as disciplinas e habilidades necessárias às etapas seguintes, incluindo a alfabetização, que se iniciará primeiro em Português; e, em seguida, em Inglês.

O objetivo é garantir que todos os alunos Maple Bear estejam preparados para o uso confortável dos dois idiomas, Inglês e Português, em qualquer ambiente e circunstância, ao longo de toda a vida. Uma habilidade que certamente será determinante para um futuro de realizações pessoais, acadêmicas e profissionais.

 

“Sempre consideramos uma escola bilíngue para nossos filhos, e quando conhecemos a Maple Bear ficamos entusiasmados com a metodologia, com a qualidade da estrutura da escola e principalmente com o carinho com que fomos recebidos pela coordenadora da escola. Temos dois filhos matriculados na Maple Bear Valinhos, no Year 1 e JK, e a cada dia nos surpreendemos com a evolução do aprendizado deles. Estamos muito felizes com a nossa escolha.”

Emerson e Luciana, pais do Lucas (Junior Kindergarten) e da Luiza (Year 1)

Maple Bear Valinhos

 

 

 

Facebook icon
Twitter icon
LinkedIn icon
e-mail icon