Maple Bear

/

ago 15, 2023

Da tecnologia à sustentabilidade: profissões emergentes podem moldar o futuro

AUTOR

Maple Bear

ASSUNTO

Educação

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE

O mercado de trabalho está expandindo suas áreas e novos cursos surgem todos os dias com o objetivo de atender às demandas de profissionais especializados.

Profissões que antes eram fundamentais tornaram-se dispensáveis e deixaram espaço para outras funções e competências exigidas pela era da revolução tecnológica.

O consumo de tecnologia, por exemplo, tende a aumentar nas empresas, e a presença de pessoas com propósitos capazes de conceber, implementar e gerir sistemas será fundamental.

O futuro também exigirá mais desenvolvedores (de softwares, aplicativos e soluções) e especialistas em segurança. As informações coletadas em inúmeras fontes (sistemas internos e externos) precisam ser trabalhadas, analisadas e transformadas em material estratégico, ou seja, profissionais de Big Data e de Tecnologia da Informação serão imprescindíveis.

Por outro lado, independentemente do momento econômico, a questão ambiental sempre estará em evidência. Existem diversas formações de Engenharia que trabalham com foco na produção agrícola e pecuária, e os profissionais serão muito demandados por conta da expansão e modernização do setor, não apenas para aumentar a produção, mas, principalmente, para garantir a preservação dos solos, florestas e rios.

Assim acontecerá com o Gestor de Resíduos. O tratamento de lixo da população, que só cresce, e a necessidade de cuidar do meio ambiente ocasionam a demanda por profissionais habilitados em lidar com resíduos sólidos. Essa é uma área multidisciplinar que pode ser desempenhada por gestores ambientais, engenheiros, químicos, tecnólogos em processos ambientais e em Saneamento Ambiental. Outro ramo que cresce é direcionado ao Biotecnólogo, que trabalha com a manipulação de material biológico para melhorar a qualidade dos alimentos, produzir remédios e encontrar formas mais eficazes para o tratamento de doenças. É um dos profissionais mais importantes no processo de aliar o desenvolvimento à sustentabilidade. Seu papel deve ser ainda mais importante nas indústrias, centros de pesquisa e laboratórios. O futuro está próximo, o mundo vai mudar e estar preparado fará toda a diferença. É indiscutível que o mercado buscará perfis inovadores, com formação mais ampla e integral.

Crédidos: Maple Bear Santos | G1

15/08/2023 10h20

Agende uma visita

Conheça e se apaixone pelo nosso espaço e nosso ensino! Faça parte da comunidade global da Maple Bear.