Maple Bear

/

fev 15, 2025

Qual a idade certa para começar em uma escola bilíngue?

AUTOR

ascension.dig@gmail.com

COMPARTILHE

O mais cedo possível! Desde o Bear Care, ou Pré- 1, quando o bebê inicia a aprender a falar.

 

Nessa idade, a plasticidade cerebral é enorme, e o bilinguismo promove o aperfeiçoamento das capacidades de aprendizado, de raciocínio no geral. Resumindo, seu filho será mais inteligente se estudar na Maple Bear.

 

Para entender melhor o que é bilinguismo, e o tipo de bilinguismo por imersão praticado na MAPLE BEAR, vale dar algumas informações iniciais.

 

Existem diversas formas de classificar o bilinguismo, ou a pessoa bilíngue. Vamos nos debruçar em um das dimensões mais interessantes de bilinguismo. O Bilinguismo simultâneo ou bilinguismo infantil.
 

A grosso modo, a língua que aprendemos com nossos pais desde que nascemos é a Lingua 1. A que aprendemos posteriormente será a língua 2, 3 e assim sucessivamente.
 

O bilinguismo simultâneo, ou bilinguismo infantil é uma das dimensões do bilinguismo. Também chamado de bilinguismo de Lingua 1 ou Bilinguismo de primeira língua, essa forma de bilinguismo necessita de alguns fatores essenciais.
 

A principal particularidade da educação bilíngue praticada pela Maple Bear é a imersão bilíngue. Isso, porquê, o bilinguismo simultâneo é desenvolvido somente em processo de imersão.

 

O segundo fator é a idade. O bilinguismo simultâneo é desenvolvido pela criança dos 0 aos 3 anos de idade. Do Bear Care ao Nursery.

 

Nessa forma de bilinguismo, o cérebro registra as duas línguas, os dois idiomas, simultaneamente.

 

Na cabecinha desses pequenos, as duas línguas estão no mesmo nível. Não existe uma língua 1 e uma língua 2.  As duas línguas são adquiridas ao mesmo tempo, e são tratadas pelo cérebro como língua 1. Por isso, essa dimensão do bilinguismo é chamada de bilinguismo simultâneo ou bilinguismo de Língua 1.
 

 

Para o cérebro dessas crianças, as palavras são apenas instrumentos de comunicação, que eles usam conforme acham mais conveniente. Cada idioma é tratado como maneiras diferentes de dizer a mesma coisa. os objetos, sentimentos, etc possuem dois “nomes”, por assim dizer. 

 

É por isso que o falar não apresenta barreiras linguísticas, que sejam estabelecidas pelo aprendizado de línguas distintas. Ou seja, a língua não será jamais esquecida. As duas línguas existem para sua função básica de comunicação e são usadas aleatoriamente pelos pequenos.
 

Alguns pais podem até ficar meio frustrados quando suas crianças falam os dois idiomas misturados, mas isso é bom. É, na verdade, maravilhoso!

 

Outra coisa interessante é que, nessa faixa etária, quando um adulto pede a uma criança para falar inglês, as crianças não compreendem o que está sendo pedido.
 

 

Nas nossas turmas de Bear Care, Toddler, e Nursery, trabalhamos ativamente para estimular o processo que vai culminar no desenvolvimento do bilinguismo simultâneo.

 

Nesse tipo de bilinguismo, o cérebro das nossas crianças aprende a lidar com o inglês e o português como se fossem as duas pistas de uma mesma rodovia. Nessa estrada, ser bilíngue representa não haver distinção entre os dois idiomas, pois são a mesma coisa. As duas línguas correm paralelamente, e os dois idiomas são Língua 1.
 

No bilinguismo simultâneo, aos dois anos, a criança já é capaz de identificar quais são as duas línguas e vai falá-las conforme necessário para se comunicar.

 

Uma outra particularidade nessa idade, é que quando as crianças “misturam” os idiomas, é porque preferem as palavras que lhes são mais fáceis. O fenômeno, denominado “code-switching”, faz com que uma criança de 2 anos peça para a mãe seus “Shoes”, bem mais curto e fácil de pronunciar que sapatos. Sua escolha se baseia na facilidade da comunicação e é fascinante.

 

Até a década de 80, o bilinguismo era considerado perigoso, e até mesmo causador de problemas. Hoje, no entanto, já se sabe que o bilinguismo tem a capacidade de mudar e aperfeiçoar a capacidade cognitiva por toda a vida.

 

Não apenas crianças pequenas podem se beneficiar do bilinguismo. Na verdade, em qualquer idade o bilinguismo é benéfico para o cérebro, como comprovado pelo estudos da Professora Ellen Bialystok da Universidade de York.

 

Contrariando o que se costumava falar sobre educação bilíngue, ou seja que as crianças faziam confusão entre os dois idiomas e por isso aprendiam mais devagar, estudos comprovaram o contrário. 

 

 

Na verdade, na educação bilíngue por imersão, que é o que praticamos na MAPLE BEAR, por volta dos três anos. a criança já adquiriu maior conhecimento de gramática em ambos os idiomas que uma criança monolíngue. 

 

 

A criança bilíngue simultânea é capaz de expor suas ideias com mais clareza e precisão em inglês e em português.
 

 

Usualmente, já possuem um vocabulário de aproximadamente 1000 palavras em cada língua aos 3 anos de idade, revelando que desenvolveram uma memória de longo prazo de tamanho considerável e em dobro.

 

Porém, dependendo do quanto é estimulada em cada língua, a criança pode ter um vocabulário mais amplo em um idioma do que no outro. Para garantir a eficácia em amos os idiomas, aos 4 anos de idade nossas crianças tem 50% das aulas em português e 50% das aulas em inglês, para garantir a aquisição de vocabulário em ambos os idiomas.

 

 

Sim, nós ensinamos conceitos matemáticos para nossos pequenos alunos! Em questões de ciências, ensinamos ecologia, zoologia e entomologia. Tudo é dosado e cuidadosamente preparado para ser compreendido por eles em atividades “hands-on” ou “com a mão na massa”. Ciências, matemática e inglês são ensinados em inglês. História, geografia e português são ensinados em português.
 

 

Quando chega ao Nursery, ou seja, aos três anos de idade, essas crianças já são capazes de fazer perguntas, responder e comentar o que ouvem em qualquer das duas línguas, e podem recorrer a palavras de um ou outro idioma conforme julguem mais conveniente para expressar suas ideias.


O tempo que a criança está exposta ao idioma, assim como a maneira como essa imersão acontece, são fatores essenciais ao resultado. O bilinguismo simultâneo, que é conquistado pelas crianças de 0 a 3 anos, só acontece em situação de imersão.

Sabendo disso, na Maple Bear, trabalhamos quatro horas de imersão diária na Educação Infantil 1. 

 

Desenvolvemos o bilinguismo simultâneo em crianças dos 18 meses aos 3 anos de idade. Utilizamos a experimentação como forma de estimular o avanço cognitivo dos pequenos. São atividades em que as crianças colocam a “mão na massa”. 

 

Também desenvolvemos a independência. A rotina de nossas salas de aula da educação infantil foca na aquisição da autonomia no dia a dia. 

 

O senso crítico é estimulado através de dramatizações e atividades lúdicas, que também abrem as portas para o raciocínio lógico, aumentando o foco e a concentração.

 

Não poderíamos esquecer o respeito à natureza. Isso é trabalhado nas duas línguas, nas nossas hortas comunitárias. Oferecemos às nossas crianças tanto o ponto de vista da cultura canadense como da brasileira.


O bilinguismo simultâneo é uma das nossas ferramentas para desenvolver mentes mais prontas para enfrentar os desafios do mundo.

 

Vem ser Maple Bear!

Entre em contato conosco!

 

Bear Care 18 meses a 2 anos

Toddler 2 a 3 anos

Nursery 3 a 4 anos