Maple Bear

/

ago 15, 2023

Santistas conquistam 2º lugar na 38ª Jornada de Foguetes

AUTOR

Maple Bear

ASSUNTO

Notícias

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE

Nove alunos da Escola Maple Bear Santos, de 12 e 13 anos, participaram da 38ª Jornada de Foguetes e sagraram-se vice-campeões. O evento, realizado pela Universidade do Rio de Janeiro, em parceria com Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), ocorreu em Barra do Piraí, no Estado do Rio, dia 26 de março. São eles: Maria Clara Carvalho (Y9), Francesco Melotti (Y9), Giorgio Melotti (Y8), Manuela Silva (Y9), Manuela Jesus(Y9), Mariana Gil (Y9), Julia Paiva (Y9), Lara Dias (Y8) e Beatriz Elias (Y9). Divididos em equipes, os alunos produziram os artefatos e lançaram foguetes reais.

"Foi uma experiência totalmente enriquecedora para nossos alunos, em todos os aspectos. Eles tiveram contato com jovens do Brasil inteiro, de diferentes cidades e realidades. Além disso, puderam vivenciar na prática todo o conhecimento teórico adquirido durante nossas aulas de Física”, afirmou a professora Pamela Alves, que orientou e acompanhou os alunos em todas as etapas da Jornada."

Eles conquistaram a vaga na Jornada, porque, dentre quase dois milhões de participantes, classificaram-se com boas colocações na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes, a MOBFOG, também realizada pela SAB e AEB. O objetivo dessa Olimpíada é fomentar o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e ciências, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica, mobilizando alunos, professores, coordenadores, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Para a professora Pamela, após a participação de seus alunos, é notória a evolução social e pedagógica de cada um. “A experiência vivida por eles será levada para a vida toda. Além dos lançamentos, eles tiveram que apresentar seus projetos para inúmeros alunos de outras escolas e professores especialistas e, ainda, responderam uma sabatina de perguntas”, destacou. Pamela destacou, ainda, que se a conquista se estender ao Ensino Médio, os alunos medalhistas olímpicos têm chances de ingressarem em universidades brasileiras, sem precisar prestar vestibular, e fora do Brasil, será possível almejar bolsa de estudos.

Crédidos: Maple Bear Santos | G1

15/08/2023 10h28

Agende uma visita

Conheça e se apaixone pelo nosso espaço e nosso ensino! Faça parte da comunidade global da Maple Bear.